Certamente o festival Indiano mais conhecido no mundo é o Holi -ou Festival das cores. A celebração acontece uma vez por ano em data móvel, geralmente no final de fevereiro ou início de março – e anuncia o fim do inverno e chegada da primavera. Considerada uma das festas mais bonitas do planeta, as festividades costumam parar o país para que todos possam celebrar e brincas juntos nas ruas do país com tintas e pós coloridos, onde a única regra é celebrar avida e se divertir. As ruas são tomadas por foliões de todas as idades e classes sociais, e muita música e dança animam o dia. O festival tem origens hinduístas e está associado com a divindade Krishna.
Para muitos Indianos o Diwali é a festa mais esperada do ano- é um momento de trocar presentes e celebrar em família a vitória da luz sobre a escuridão. O festival acontece na noite mais escuro do outono, no final da lua nova – sempre no final de outubro ou início de novembro - e lembra a centelha de luz divina que habita todos nós. As pessoas vestem roupas novas, celebram a família, a prosperidade e a espiritualidade. Casas e ruas são decoradas com mandalas de areia colorida ,lanternas de papel e muitas luzes para iluminar o espirito!
A pequena cidade de Pushkar no Rajastão é considerada sagrada há milênios e consta até mesmo das escrituras sagradas. Situada no coração do deserto de Thar, a cidade recebe todos os anos em novembro um dos festivais mais coloridos e peculiares da Índia: a Feira de Camelos. O evento é uma antiga tradição no qual criadores de camelos faziam seu comércio – milhares de animais são decorados e enfeitados com símbolos auspiciosos e alimentados. Hoje no entanto a feira reúne muitas outras atrações, tendo se tornado principalmente um evento turístico. O voo de bão de ar quente no deserto é uma das atividades mais procuradas pelos viajantes.
Ganesha é uma das divindades do Hinduísmo mais conhecidos no Ocidente -todos já viram o deus com cabeça de elefante representado em estatuetas e pinturas. Todos os anos em setembro, 11 dias são dedicados à adoração desta divindade que acredita-se trazer boa sorte aos seus devotos. Estátuas e figuras de Ganesha são exibidas em frente às casas e comércios com oferendas de alimentos e flores. No último dia, as gigantescas imagens são levadas em procissões para os mares, por isso o festival acontece principalmente nas cidades costeiras. Ganesha é o grande abridor de caminhos, supremo removedor de obstáculos e também o protetor dos viajantes e das longas jornadas.
Este festival que acontece sempre na noite de lua nova mais escura do ano é diferene dos demais – pois ao invés de festejar e celebrar, esta noite é para os devotos lembrarem de Deus acima de todas as coisas. O Shivaratri nos lembra de consagrarmos o coração ao supremo criador sobre a matéria, e a importância da busca pela espiritualidade na vida humana. Os devotos costumam passar esta noite em jejum e orações e uma forte e intensa energia espiritual permeia os ares. O Shivaratri representa o casamento do Senhor Shiva, a encarnação do conhecimento, e Parvati Devi, a encarnação do amor puro. Aqueles que vão à Índia em busca de autoconhecimento e elevação espiritual irão aproveitar muito sua estadia neste período, pois acredita-se que nesta noite os véus da ignorância são dissipados para que possamos estar mais próximos de Deus.
14N - 15D
Cidades: Delhi, Jaisalmer, Jodhpur, Ranakpur, Udaipur, Pushkar, Jaipur, Fatehpur Sikri, Agra
14N - 15D
Cidades: Delhi, Mandawa, Bikaner, Jaisalmer, Jodhpur, Ranakpur, Udaipur, Pushkar, Jaipur, Fatehpur Sikri, Agra
07N - 08D
Cidades: Delhi, Jaipur, Fatehpur Sikri, Agra, Orccha, Khajuraho, Varanasi, Kathmandu
08N - 09D
Cidades: Delhi, Jaipur, Fatehpur Sikri, Agra, Varanasi
Reconhecido pelo Ministério do Turismo, Governo da Brazil
whatsapp : 9 9751-7439 / 9 9883-6647
Telefone: (41) 3154-6647 de segunda a sexta-feira 09h00 às 18h00 / Sábado 09h00 às 13h00
Reconhecido pelo Ministério do Turismo, Governo da Índia
Vencedor do Prêmio Nacional de Turismo [Oito Vezes]